COMO TUDO COMEÇOU - ADAUTO LOURENÇO

Não é a primeira vez em que escrevo aqui no blog sobre um livro que aborde o tão controverso tema Fé e Ciência. Quando da leitura do livro ‘No Principio... ’ do professor britânico E. H. Andrews (veja resenha aqui) estava ainda em minhas primeiras leituras sobre o tema. Só a título de comparação, o livro de Andrews é muito bom para que se ocorra o primeiro contato com o tema, no entanto, a leitura do livro ‘Como tudo começou’ do professor brasileiro Adauto J. B. Lourenço, lançado pela a Editora Fiel em 2007, mostra-se muito mais apaixonante e didática. Em minha opinião, é a leitura indicada para quem deseja responder aos tantos questionamentos a nós impostos pela educação naturalista e darwiniana que recebemos desde os anos mais ermos de nosso processo educacional, posicionando-se como o primeiro passo a ser trilhado por aqueles, que assim como eu, desejam compreender através de uma perspectiva cientifica sadia e coerente como tudo realmente começou.
O professor Adauto Lourenço Nascido no interior do Estado de São Paulo e pertencente a uma família cristã começou a luta por respostas internamente durante a faculdade e os questionamentos cresceram junto com as experiências acumuladas no currículo. Formado em Física pela Bob Jones University em 1990, no Estado americano da Carolina do Sul, obteve o mestrado já em 1994 pela Clemson University, também no mesmo Estado, sendo hoje, uma das maiores autoridades em criacionismo científico.
Professor Adauto, vem realizando e liderando diversas pesquisas. Tendo buscado respostas para os seus questionamentos na Física e na Matemática, Adauto abandonou a teoria da evolução para se tornar um defensor do modelo chamado Criacionismo Científico. O resultado dos anos de estudo foi registrado no livro ‘Como Tudo Começou’. O tema central da obra, a meu ver, é a contestação da preferência do evolucionismo no atual sistema de ensino, garantindo que as evidências da criação são concretas e mais que isso, racionais.
O livro, apesar de possuir uma leitura bastante tranqüila, ao menos na grande maioria do tempo, não é daqueles livros que você lê despretensiosamente, ou apenas para relaxar antes de dormir, a obra de Adauto deve ser lida e encarada como um estudo, e eu particularmente, sugiro ao leitor que crie um plano moderado de leitura do mesmo, para facilitar a assimilação dos conteúdos e argumentação do mesmo, em outras palavras, é um livro para ser livro lido lenta e refletidamente.
O livro contém sete (7) capítulos de conteúdo, contando ainda com um vasto apêndice recheado de equações e um glossário, que facilitam a compreensão de algumas palavras e expressões distantes para aqueles que não possuem intimidade com os termos científicos utilizados.
Percorri suas 286 páginas durante quase um mês, dissecando cada capítulo. Como são muitas informações, quero a partir de agora, compartilhar com vocês minha impressão da leitura de cada capítulo em particular:
CAPÍTULO 1 - A ORIGEM DAS TEORIAS
Neste capítulo inicial, chegamos através da ótima exemplificação do professor Adauto Lourenço, a conclusão de que sim, teorias e leis científicas podem e devem andar juntas. Aprendemos também que Naturalismo e Criacionismo são duas cosmovisões muito antigas, que se propõem a serem modelos para o entendimento e a reconstrução da história, e o que achei muito interessante, o fato de que argumentos racionais também incluem a existência de Deus.
CAPÍTULO 2 – A ORIGEM DA INFORMAÇÃO
 O leitor é apresentado a Teoria do Design Inteligente, que leva-nos a pensar um pouco mais sobre a origem da informação encontrada no universo e na vida. Compreendemos que a proposta de Design Inteligente antecede os escritos de Darwin, não sendo, portanto, uma tentativa de refutação de seus escritos, como também que, a TDI, nada tem a ver com religiosidade, longe disso, mostra-se muito cientifica.
CAPITULO 3 – A ORIGEM DO UNIVERSO
De longe, o capítulo que mais me fascinou no livro. Quem me conhece sabe que sou encantado pelo o tema. Neste ponto da leitura pudemos compreender que o que vemos a olho nu, na realidade é uma parte insignificante do universo, neste capítulo, o leitor é convidado a conhecer outros mundos, galáxias e estrelas distantes. Um pouco de história da cosmologia, e como essa se desenvolveu com o passar dos séculos é mostrada. Conhecemos as características que fazem da Terra um planeta privilegiado, ocupando assim um lugar muito especial no cosmos.
CAPITULO 4 – A ORIGEM DA VIDA
A fascinação continua neste capitulo. Concluímos que a origem da vida prossegue posicionando-se como um grande mistério para a teoria naturalista, e que diversas teorias que supostamente reforçariam os argumentos do naturalismo, como a suposta evolução bioquímica de Oparin e Miller, já há muito foram refutadas e tidas como impossíveis de ocorrer. E claro, a velha discussão sobre a possibilidade de processos randômicos ou aleatórios terem gerado informações necessárias ao surgimento da vida, foi o centro de profundo debate durante esse capítulo.
CAPITULO 5 – A ORIGEM DOS FÓSSEIS
O leitor é convidado a estudar a imensa variedade de organismos disponíveis no registro fóssil, e a conhecer os diversos processos pelos os quais os mesmo vêm a ser formados. Embora existam como acabo de mencionar, diversos processos que os criem, Adauto mostra que a fossilização é um evento extraordinário, ou seja, sua ocorrência não é tradicional. Ainda, há uma discussão sobre se a existência de fósseis reforça ou não a teoria da evolução.
CAPITULO 6 – A ORIGEM DOS BILHÕES DE ANOS
Embora o tema do capítulo me interesse e muito, para mim, que sou um confesso amante da área das ciências humanas, este capítulo que é vasto em cálculos e exemplificações matemáticas, tornou-se o mais difícil (chato) de se ler. Nele há uma exaustiva argumentação através de algumas (muitas) equações sobre a fragilidade dos métodos de datação utilizados pela a ciência em nossos dias, pois todos estão baseados em pressuposições questionáveis. Uma conclusão é certa após a leitura desse capítulo: As conclusões obtidas pelo o entendimento que existiram longas eras, tem produzido mais conceituações dogmáticas do que cientificas.
CAPITULO 7 – A ORIGEM DO CATASTROFISMO
Aqui, vemos que a terminologia associada ao catastrofismo é comum tanto para criacionistas como para os naturalistas. É uma proposta observável, sendo assim, objeto de estudo cientifico. São causados por impactos de corpos celestes no planeta Terra, e o leitor, é convidado a conhecer suas causas e exemplos de impactos famosos ao longo da história.
De fato, “Como tudo começou” é uma obra espetacular. Pretendo em breve, efetuar a leitura de outro título do professor Adauto Lourenço “Gênesis 1 e 2’, pois a escrita, a clara argumentação e a centralidade nas Escrituras, são marcas presentes na obra do professor.
Por fim, deixo esta palestra do autor do livro, ministrada durante a 10 ª Conferência Fiel Jovens, no ano de 2012, onde Adauto Lourenço utiliza basicamente o material do livro “Como tudo começou”. É uma boa pedida assistir antes de iniciar a leitura do mesmo:


Em Cristo,

Até a próxima semana!

Carlos Magno

Posted in . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Carlos Magno Roque Leal . Tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.